top of page

DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS.

 

 

 Dourados tem muito para se desenvolver, e tem espaço para todos, venha somar conosco !

 

 

 

"DOURADOS CANA FESTIVAL"

(Festival Internacional da Cana-de-açúcar da Grande Dourados e do MERCOSUL)

 

“Educação, Cultura, Agroturismo e Desenvolvimento Local”

 

DOURADOS-MS, 2015

 

INTRODUÇÃO

CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DA GRANDE DOURADOS

 

O Território Grande Dourados - MS abrange uma área de 21.329,50 Km² e é composto por 12 municípios:

1.      Caarapó,

2.      Deodápolis,

3.      Douradina,

4.      Dourados,

5.      Fátima do Sul,

6.      Glória de Dourados,

7.      Itaporã,

8.      Jateí,

9.      Nova Alvorada do Sul,

10.  Rio Brilhante,

11.  Vicentina e

12.  Juti.

 

A população total do território é de 352.056 habitantes, dos quais 54.532 vivem na área rural, o que corresponde a 15,49% do total. Possui 7.337 agricultores familiares, 2.083 famílias assentadas, 2 comunidades quilombolas e 8 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,76.

Fonte: Sistema de Informações Territoriais (http://sit.mda.gov.br).

 

Fonte: http://sit.mda.gov.br/download/ptdrs/ptdrs_territorio047.pdf

 

 

DIAGNÓSTICO, DIFICULDADES e OPORTUNIDADES

 

Segue abaixo um recorte do texto indicado abaixo, para reflexão e entendimento da necessidade da implantação deste projeto, que complementará as ações e eventos técnicos e científicos, existentes na região.

 

PLANO TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL TERRITÓRIO GRANDE DOURADOS – MS

 

- Principais problemas e potencialidades sobre o território da Grande Dourados (pg. 45):

 

A comunidade da região carrega forte carga de comodismo e descompromisso que se expressa no baixo exercício da cidadania, isto é, na precária organização da sociedade civil.

----------

Sistema de ensino pouco adaptado à realidade econômica e cultural, não contêmplando têmática ambiental acarretando desvalorização da cultura.

 

O sistema de ensino regional, até por falta de tradição histórica, não têm contêmplado, no essencial, têmáticas econômicas, culturais e ambientais sobre a região. Esse fato, entretanto, contribui decisivamente para a perda paulatina dos valores culturais da região. Por outro lado, inibe a reflexão sobre a importância do crescimento econômico sustentável.

----------

Deficiência da assistência técnica, extensão, geração e difusão de tecnologia, acarretando tecnologias inadequadas e inacessíveis ao pequeno produtor.

 

Em que pese a existência de vários órgãos de pesquisa na região: EMBRAPA, IDATERRA,Universidades, entre outros, o pequeno produtor, no geral, continua cultivando sua terra com tecnologias superadas, tendo prejuízos, pois o processo de difusão da pesquisa gerada nos laboratórios demora a contemplar o pequeno produtor.

 

- Visão de Futuro do território da Grande Dourados. (pg. 52)

 

Diversificação da Produção e da Renda: -Incentivar e fortalecer o associativismo e o cooperativismo; -Elaborar estudo de mercado; -Definir produtos e organizar cadeias produtivas; - Diversificação da produção e manejo integrado da unidade de produção familiar.

 

Programa Territorial de Capacitação: -Para o desenvolvimento: produtivo e tecnológico, gestão social, segurança alimentar, diversidade cultural, artesanato local, comercialização; -Assessoria e/ou Assistência técnica

 

- Projetos Estratégicos (estruturantes). (PG. 55)

 

- Ações, Programas e Linhas prioritárias.

 

Sociocultural/Planejamento Participativo Integrado

 

1. Educação: a) Fomentar as Escolas Agrícolas de ensino médio (Pedagogia da

alternância e a agroecologia);

 

4. Cultura: a) Ações de valorização humana e resgate da cultura regional; b) Fortalecimento da auto-estima; c) Valorização dos produtos e processos e eventos culturais (artesanato, culinária, costumes);

 

Econômico: Dimensões da sócio-economia solidária

 

4. Fomento das atividades não agrícolas: a) Mapear rota do turismo rural da agricultura familiar; b) Promover feiras locais e regionais de artesanato.

 

REFERÊNCIAS: http://sit.mda.gov.br/download/ptdrs/ptdrs_territorio047.pdf

 

-----------------------------------------------------------------------------------

 

1 APRESENTAÇÃO

 

   Dourados CANA Festival é um evento grandioso por sua importância e impactos na economia da Grande Dourados, na cidade de Dourados e faixa de fronteira, por fomentarem todas as pilastras do turismo e da cultura que movimentam milhares de pessoas e, por consequência, a economia dos mais de 35 municípios no sul do estado. Assim, por entre apresentações culturais diversas como, dança, música, poesia, fotografia, culinária, teatro e outras formas de expressão de uma sociedade, a oportunidade de troca de saberes, o lazer, jogos e brincadeiras, o comércio e o intercâmbio técnico e científico, acontecerão muitas relações pessoais e profissionais promovendo o desenvolvimento local da região.

   E, para realizar este grande evento espera-se contar com recursos humanos especializados, recursos financeiros de patrocinadores, das instituições correlatas ao tema e parcerias com o poder público, pois este aporte humano e financeiro permitirá uma grande mobilização de toda sociedade e meio empresarial para um inesquecível intercâmbio sociocultural que se traduzirá em crescimento e desenvolvimento econômico para o município de Dourados com influência e extensão em toda a região da Grande Dourados, com impactos nos países do MERCOSUL, apoiadores e partícipes deste grande evento.

 

1.1 Briefing do evento

 

_ Tema do evento: Educação, Cultura, Agroturismo e Desenvolvimento Local 

_ Local: Salão de Eventos E.E Presidente Vargas, Rua Oliveira Marques, 1.955 - Centro, Dourados-MS e Praça Antõnio João

_ Data: 3 a 08 Nov 2015

_ Proramação: vide indice no cabeçalho acima

_ Público alvo: Produtores e Trabalhadores Rurais, Pesquisadores e Técnicos, Estudantes e Universitários, Público em Geral de Dourados, Grande Dourados e Turistas de Países do Mercosulm.

_ Número previsto de participantes: 10.000 (dez mil pessoas da Grande Dourados, sendo1 mil turistas) (Escala Consolidada).

_ Condições para participação nos eventos populares: Franqueado

 

2 OBJETIVOS

 

2.1 Objetivo geral

 

Promover a cidade de Dourados, como centro irradiador da cultura e de tecnologia da cana-de-açúcar, através do turismo de eventos, para o desenvolvimento local, alicerçados na matriz educacional e cultural;

 

2.2 Objetivos específicos

 

•      Promover os produtores e trabalhadores rurais e incentivá-los a produzirem mais e melhor;

•      Mostrar e Promover a nova realidade da cadeia produtiva da cana-de-acúcar, em seus sistema modernos, geradores de emprego e renda, partícipes do desenvolvimento dos municípios, voltados a gestão ambiental, produtores de energia limpa e sustentável;

•      Integrar o COMÉRCIO, a EDUCAÇÃO, o TURISMO, a CULTURA com toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar;

•      Promover as instituições ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem trabalhos sobre a cana-de-açúcar;

•      Promover as instituições públicas, autarquias, fundações e empresas privadas que fomentam o agronegócio da cana-de-açúcar;

•      Promover aumento do consumo de produtos alimentícios e bebidas derivadas da cana-de-açúcar;

•      Fazer da cidade de Dourados-MS um polo de turismo regional com base na produção da cana-de-açúcar, pra ser uma referência nacional;

•      Promover o agroturismo, a educação, a hospitalidade, o artesanato, o lazer e a cultura, na sociedade douradense;

 

3 JUSTIFICATIVA

 

Este evento se justifica na medida em que o turismo de eventos movimenta milhares de reais que são injetados diretamente na economia da cidade, trazendo de fora pra dentro recursos novos, promovendo também o intercâmbio turístico, cultural e científico, além da melhoria ao fomento do agronegócio da cana-de-açúcar, que na cadeia de benefícios contribuem muito para o emprego e renda na região. O município de Dourados e a região da Grande Dourados, apesar de serem grandes produtores de cana-de-açúcar no estado, ainda não têm um evento com estas características culturais e de grandes proporções, que provoque um fluxo de turistas para a região, o que é desejável para o processo de desenvolvimento local.

 

Organização Geral, Autoria e Técnico Responsável: Prof. Me. Munier Abrão, Munamundi Organizadora de Eventos (67) 9613.3135 / munamundi@gmail.com / Inscrita Ministério do Turismo (Cadastur) n° 12.042217.80.00-0

 

4 CONSIDERAÇÃO INICIAL:

 

•      2015, Escala Iniciante = até 5 mil pessoas, Público Local e da Grande Dourados

•      2016, Escala Intermediária = até 7 mil pessoas, Público Estadual

•      2017, Escala Consolidada = 10 mil pessoas ou mais, Público Nacional e Internacional

 

 

bottom of page